segunda-feira, 21 de junho de 2010

Copa do Mundo: Espanha

Espanha



Localização: Europa Meridional
População: 46 milhões
Idiomas falados: Espanhol é a língua oficial. Tem status de cooficial  o catalão, basco, galego e aranês. Não são oficiais ou cooficiais o asturiano, extremenho, aragonês e fala de Extremadura.
Qual a diferença entre Castelhano e Espanhol? Nenhuma. A língua é uma só, a sua origem é da região do Reino de Castela, daí a palavra castelhano. A definição do termo apropriado é mais uma questão política. Alguns países ou regiões dentro da própria Espanha preferem utilizar o termo castelhano, porque para eles o termo espanhol soa pejorativo ou representa submissão. Os que defendem a terminologia castelhano são das ex-colônias e regiões autonômas da Espanha, como Catalunha e País Basco, que buscam se distinguir historicamente, politicamente, culturalmente e até mesmo linguisticamente (valorizando as línguas locais) da Espanha.
Turismo: A Espanha é um dos países que mais recebe turistas do mundo. Os europeus buscam as ensolaradas praias. Mas o litoral não é o principal ou o melhor do país. O melhor programa é aproveitar a grande diversidade cultural do país, Madri e Barcelona são as principais cidades. Na capital, Madri, pode-se visitar o Museu do Prado e admirar obras de grandes artistas como Goya. Há ainda, o Palácio de Cristal e de Velasquéz. A culinária espanhola é muito famosa, há diversos restaurantes de excelente qualidade na capital, como os que ficam perto da na famosa Plaza Mayor (foto). No Brasil, Santiago de Compostela, ficou famosa graças à obra de Paulo Coelho. Para os cristãos, definitivamente uma peregrinação imperdível.

Hino Nacional da Espanhol

Chamado de Marcha Real o hino espanhol não tem letra.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 
BlogBlogs.Com.Br