quarta-feira, 16 de junho de 2010

Copa do Mundo: Brasil

Brasil



Como este é um post sobre o Brasil, não vou colocar as informações tradicionais e vou falar um pouco sobre os idiomas falados no Brasil.

Português é a nossa língua oficial, mas no Brasil são falados mais de 200 idiomas, a maioria deles indígenas, outros tantos são falados por descendentes de imigrantes. Originalmente falava-se no que hoje é o território brasileiro mais de 1000 línguas, mas junto com a colonização houve o glotocídio (assassinato de línguas). Esse vai ser o destino de muitas línguas indígenas, cerca de 90% estão ameaçadas.

Sobre o português

Apesar da unificação gramatical entre os países que falam português, acredito que vamos testemunhar o distanciamento entre o português brasileiro e o português falado em outros países. E isso, não só por causa de dialetismos, gírias e vocabulários diferentes, mas porque o português do Brasil é extremamente mal falado ( pode me chamar de purista). Sei que meu português não é perfeito, longe disso, mas alguns erros mostram claramente a falta de um sistema educacional eficiente e de leitura. Não sou contra a adoção de novos termos, de estrangeirismos, afinal uma língua sempre está mudando, é natural. Mas alguns erros são imperdoáveis.

Alguns deles:

LADRONA - Essa palavra não existe!!!!
Anciosa - Esse é um dos erros mais comuns, até entrei em comunidade do Orkut sobre isso. Ansiedade se escreve com S.
Gorgeta - É com J
É eu - Sou eu
Nós vai, é... - Nós vamos, somos...

E agora lanço uma campanha pelo uso do Pronome Oblíquo. Não custa nada usá-los. Então, por favor: "Eu o vi"; " Vamos convidá-la"... Nada de usar o Pronome Pessoal do Caso Reto nessas situações. Bem que a Globo poderia aderir a Campanha, cansei ver supostos doutores, advogados, professores em novelas falando errado. Sem contar os jornalistas, né?

Hino Nacional Brasileiro

É assim que se canta:


Não assim:



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 
BlogBlogs.Com.Br