segunda-feira, 12 de julho de 2010

Copa do Mundo: Espanha Campeã - Parte 1

A Copa do Mundo de futebol chegou ao fim e a Espanha, depois de apanhar muito, consegui se consagrar campeã pela primeira vez. Como não podia deixar de ser, vamos fazer um especial do país. O primeiro post sobre o país pode ser encontrado aqui.


Espanha para todos os gostos

A Espanha sempre passou por muitos problemas étnicos e continua passando. Muitos galegos, catalães e bascos não se sentem representados pela seleção. Esta questão já foi muita vezes incômoda em várias formações do time espanhol. Mas esta nova seleção, mesmo que momentaneamente, uniu a maioria dos espanhóis, já que nela há diversos jogadores de origem catalã ou basca. Mas deixando a política de lado...
Deve-se aproveitar toda a diversidade cultural que a Espanha oferece.

Para os religiosos, além das inúmeras igrejas, e do famoso Caminho de Santiago de Compostela, na Galiza, há belíssimas procissões durante a Semana Santa em Sevilha, tudo muito bem elaborado e trabalhado. A cada dia várias irmandades da cidade saem pelas ruas representando a morte e ressurreição de Cristo.

Para os amantes da arte e arquitetura há diversos lugares no país para se visitar. Uma das contruções mais incríveis do mundo, o museu Guggenheim de Bilbao (foto), no País Basco é parada mais que obrigatória.
Há também muita arte em:
- Toledo, em Castela La Mancha - Além da arquitetura gótica representada pela Catedral da cidade, há grandes obras artísticas de Velásquez, Ticiano e Goya, além da obra-prima de El Greco, "O enterro do conde Orgaz" na Igreja de São Tomé.
- Barcelona, Catalunha - Provavelmente, a cidade mais charmosa da Espanha, pode-se respirar arte por todo canto, os pontos mais famosos são a Sagrada Família de Gaudí, que permanece incompleta; o Museu Picasso e o Museu Nacional de Arte da Catalunha.
 - Madri - na capital encontram-se diversos e importantes museus, que misturam arte e história,como o do Museu do Padro, o Centro de Arte Reina Sofia e o Museu Thyssen-Bornemisza, que formam o "Triângulo Dourado dos Museus".

Falando em história é em Cantábria que se localiza as Cavernas de Altamira (foto), chamada de Capela Sistina da arte pré-histórica, as cavernas possuem um dos mais importantes exemplos da pintura paleolítica em toda a Europa. E por isso (e pelo estrago que o turismo fez no passado) que as visitas são limitadas a no máximo 25 pessoas por dia, sendo que a prioridade é dada para acadêmicos e pesquisadores.



Próximo post: mais sobre as línguas do país.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 
BlogBlogs.Com.Br