terça-feira, 13 de julho de 2010

Copa do Mundo: Espanha Campeã - Parte 2

Um pequeno resumo sobre as principais línguas do país.

A língua galega

O idioma é falado em Galiza e algumas outras regiões da Península Ibérica, além de comunidades imigrantes em Cuba, Argentina e Uruguai. Língua continua muito próxima ao português, mesmo tendo sido influenciada pelo castelhano.

A língua basca
 
Língua falada no País Basco e em Navarra, além de algumas regiões da França. A maior curiosidade do idioma é que não se sabe a origem da língua, pois ela era falada muito antes do latim começar a ser usado na região e não tem similaridade com outras línguas indo-européias.

"A língua basca é o desespero dos eruditos e a mais misteriosa de todas as línguas conhecidas" - Aldous Huxley, escritor inglês (1894-1963)

Língua catalã

O catalão também tem origem no latim vulgar. Começou a ser falada na região dos Pirineus e aos poucos se espalhou por Valência e as Ilhas Baleares. Ela é falado por cerca de 10 milhões de pessoas, sendo umas das línguas oficiais do Estado espanhol.

A língua espanhola

O espanhol ou castelhano tem origem no latim vulgar, ela se originou no norte da Península Ibérica e chegou ao Reino de Castela, tornando-se a língua oficial do Reino da Espanha. Com a expansão da Império Espanhol o idioma chegou a vários continentes. E é uma das línguas mais faladas do mundo. Hoje, o México é o país que tem mais falantes da língua.
Por esta razão, para os brasileiros é uma língua de grande utilidade. Quase todos os nossos vizinhos falam a língua, e depois do inglês é o idioma mais cobrado pelas empresas.

Dificuldade

Para brasileiros e outras falantes de línguas românicas o espanhol é fácil. Para se ter uma idéia cerca de 85% do vocabulário é o mesmo do português, além disso a gramática é muito similar. A dificuldade fica neste caso é com as expressões idiomáticas e a algumas pronúncias que são diferentes.

Vocabulário de futebol em espanhol

Jogador – Jugador
Goleiro – Guardameta, portero
Técnico – Director técnico (DT)
– Aficionado, hincha, fan
Vestiário – Vestidores
Bola – Pelota, balón
Área de pênalti – Área del penal
Cartão vermelho – Tarjeta roja
Cartão amarelo – Tarjeta amarilla
Gol contra – Gol en contra
Travessão- - Travesaño
Campeonato – Torneo
Seleção Nacional – Selección nacional
Campeão do Mundo – Campeón del Mundo
Para terminar um vídeo feito pelo Governo Espanhol, divulgando o país.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 
BlogBlogs.Com.Br