terça-feira, 27 de julho de 2010

O idioma artificial mais falado no mundo

Esperanto


O esperanto é a língua artificial mais falada no mundo, que tem cerca de 200 mil adeptos fluentes. Seu criador foi o polonês Ludwig Lazarus Zamenhof (1859-1917). Para ele, a adoção de uma língua universal seria a solução para os conflitos entre os povos. Daí o nome Esperanto que significa "aquele que tem esperança". Sua intenção e de seus adeptos não era de substituir todas as línguas do mundo, ainda bem.
A estrutura da língua é extremamente simples, por exemplo não tem os famosos "gênero e número" do português. Por isso, a sua aprendizagem é mais fácil do que uma língua não artificial. Muitos aprendizes de idiomas recomendam que se aprenda esperanto antes de uma outra língua, já que o Esperanto mistura várias línguas diferentes.

Seria possível o mundo todo falar apenas uma língua?

Não. Resposta cruel, eu sei. Mas uma língua sempre está em mudança. Se em no Brasil, já há uma enorme variedade regional do português falado, imagina uma língua para todo o mundo. As pessoas iam adotar e criar palavras que lhe fossem convenientes, tornariam o Esperanto mais complexo e as pessoas iam continuar sem se entender.
Assim, temos que nos tornar poliglotas e continuar a usar o Google Translator.

A título de curiosidade a segunda língua artificial mais falada é o Klingon, da série Jornada nas Estrelas, com 20 mil falantes. O terceiro idioma mais falado é o Sindarin, criada por Tolkien, com 10 mil falantes.

Os NERDs DOMINAM. hahahaha

3 comentários:

chat do xaveco disse...

EH REH NUI LABDO MIALE, KER BEATU NICO MO LO ERE CONSADAGO...

chat do xaveco disse...

EH REH NUI LABDO MIALE, KER BEATU NICO MO LO ERE CONSADAGO...

Anônimo disse...

mi parolas esperanton!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 
BlogBlogs.Com.Br